terça-feira, 1 de abril de 2008

Atividade Física na Intensidade Adequada

Uma das maneiras mais usadas para se medir a intensidade de uma atividade física, é a freqüência cardíaca (FC). Mas como saber qual a faixa ideal da FC devemos trabalhar?
Para isto usamos algumas fórmulas para estimarmos nossa freqüência cardíaca máxima FCM, e através desta encontramos nossa zona de treinamento (FCT).
A fórmula mais usada é a seguinte:
FCM = 220 - idade da pessoa, porém embora esta fórmula seja muito utilizada inclusive em livros de cardiologia, ela não possui comprovação científica, é dada como de autoria de um artigo de Karvonen de 1957, o qual na verdade não possui nenhuma descrição da mesma.
Temos outras fórmulas melhores para serem usadas como:
FCM para indivíduos destreinados = 205 - (0,42 x idade) FCM para indivíduos treinados = 198 - (0,42 x idade) FCM para homens e mulheres em geral = 210 - (0,65 x idade)Recentemente o Dr. Nabil Ghorayeb, responsável pelo setor de Esporte da Sociedade Brasileira de Cardiologia, propôs fórmulas mais atuais:
Veja como calcular a sua FCM: Caminhada, corrida e remo (homem e mulher): FCM = 208,75 - (0,73 x idade) Ciclismo (homem): FCM = 202 - (0,72 x idade) Ciclismo (mulher): FCM = 189 - (0,56 x idade) Natação (homem e mulher): FCM = 204 - (1,7 x idade) (FCT): FC repouso + [(percentual de trabalho) x (FCM – FC repouso)]
A FC de repouso é a FC medida por 1 minuto depois de 5 minutos em repouso e o percentual de trabalho para se exercitar, varia de acordo com o objetivo de cada um, para pessoas destreinadas o ideal é entre 40 a 49% de intensidade, para pessoas ativas com objetivo de condicionamento cardiovascular é de 50 a 70%, para melhora do sistema cardiovascular e melhoras fisiológicas mais acentuadas, como melhor resistência ao lactato o percentual é de 71 a 90% e para trabalhos máximos o percentual de 90 a 95%.
Não podemos esquecer que a melhor maneira para encontrarmos nossa FCM real é um teste ergométrico, e que as fórmulas são usadas para estimá-las.